
UFG se torna parceira na Rede Brasileira de Serviços de Preservação Digital - Cariniana
Ao dia 1º novembro de 2013, colaboradores do IBICT, juntamente com a GIDI/SIBI realizaram o lançamento da Rede Cariniana no centro-oeste. Foram realizadas duas palestras com profissionais que integram o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), coordenador da rede no Brasil.
Após o lançamento do evento, bibliotecários e tecnologistas da informação da universidade foram convidados a participar do II Encontro da Rede Cariniana, que ocorreu no IBICT, em Brasília, de 27 a 29 de novembro. Neste segundo evento, foram realizadas diversas ações entre as universidades que participam da Rede Cariniana e o IBICT, dentre elas:
- Palestras focadas na Preservação Digital, Digitalização e outras
- Discussão do acordo de cooperação técnica entre a instituição e o IBICT
Essa parceria compreende uma vitória para a universidade como um todo, tendo em vista que a produção científico-técnica da mesma será preservada digitalmente a longo prazo, assegurando que esse conhecimento não se torne obsoleto com o passar dos anos.
Sobre a rede
A Rede Brasileira de Serviços de Preservação Digital – Rede CARINIANA surgiu da necessidade de se criar um serviço de preservação digital de documentos eletrônicos brasileiros. Seu objetivo é garantir o acesso continuado em longo prazo dos conteúdos armazenados digitalmente.
É fundamentada em uma infraestrutura descentralizada, utilizando recursos de computação distribuída. Inicialmente as atividades estão sendo desenvolvidas em parceria com seis instituições/universidades brasileiras com o apoio de seus respectivos centros de informação e de informática.
Nesta primeira etapa a rede se responsabiliza pelo armazenamento dos periódicos eletrônicos na plataforma OJS/SEER dos participantes do projeto. E da autorização para que seus títulos também sejam armazenados pelos mesmos.
A primeira etapa da rede disponibilizará serviços de preservação digital para instituições com publicações de acesso livre, além de mecanismos que facilitem a automatização dos processos de identificação, armazenamento, validação e conversão para novos formatos digitais.
No site do IBICT há mais detalhes sobre a Rede Cariniana. Veja em: <http://www.ibict.br/pesquisa-desenvolvimento-tecnologico-e-inovacao/rede-brasileira-de-servicos-de-preservacao-digital/historico>.
Posteriormente, serão divulgadas mais informações acerca do acordo entre a Rede Cariniana e a UFG. Fiquem atentos!