Resumo do I SINPRED - Seminário Internacional de Preservação Digital e apresentações das palestras
O I SINPRED - Seminário Internacional de Preservação Digital, organizado pela Rede Brasileira de Preservação Digital - Cariniana, ocorreu de 7 a 9 de maio deste ano, no Brasília Imperial Hotel - Brasília (DF). No evento estiveram presentes instituições nacionais e internacionais relacionadas ao tema. Juntamente com o SINPRED, foi realizado o III Encontro da Rede Cariniana.
No evento houve o lançamento da edição especial da Revista Ciência da Informação, sobre preservação digital; assim como do Portal da Rede Cariniana.
Acesse abaixo os links:
Portal da Rede Cariniana - http://cariniana.ibict.br/
Apresentações dos palestrantes do SINPRED:
http://cariniana.ibict.br/index.php/sinpred/documentos-i-sinpred
Resumo do SINPRED feito pelos participantes da UFG, que estiveram presentes no evento:
https://gidi.bc.ufg.br/up/288/o/I-sinpred-resumo-evento.doc?1401461634
VISÃO GERAL DO EVENTO
A preservação a longo prazo da informação científica, tecnológica e cultural é um item importante no tratamento e organização de bases de dados, periódicos, repositórios e bibliotecas digitais, as quais subsidiam a produtividade científica, estruturando dados sobre áreas de conhecimento, pesquisadores, instituições no contexto do país e no mundo.
Os sistemas de preservação digital historicamente têm atuado na linha da salvaguarda do patrimônio científico e cultural, por meio do tratamento e organização de dispositivos de armazenamento e recuperação da informação. A Rede Brasileira de Serviços de Preservação Digital - CARINIANA, coordenada pelo Ibict adotou um dispositivo tecnológico que serve como instrumento para a criação de uma rede colaborativa de serviços de preservação digital entre instituições de ensino, pesquisa, bibliotecas e arquivos.
Os sistemas de preservação digital atuando nas redes de preservação digital têm como fim último o armazenamento em repositórios confiáveis de documentos digitais relevantes para o avanço da ciência. A rede colaborativa de preservação digital distribuída CARINIANA é importante para os programas de políticas de informação em C&T e em particular, para a o desempenho eficiente da infraestrutura de dados técnico-científicos de interesse público no Brasil.
Dentro da nova estrutura organizacional do Ibict (2014-2018) A Rede CARINIANA integrada a Aliança Internacional LOCKSS, tem como responsabilidade a implementação e coordenação de uma rede de serviços de preservação digital para os usuários de sistemas de informação de acesso livre, promovendo e repassando suas funcionalidades às comunidades de editores e administradores de publicações eletrônicas no país.
PROGRAMAÇÃO:
http://sinpred.ibict.br/index.php/sem1/sinpred/schedConf/program
TEMAS
A Rede Cariniana reune 12 grupos de pesquisa que abordam os seguintes temas:
- Curadoria digital
- Digitalização
- Certificação Digital
- Patrimônio Artístico e Cultural
- Patrimônio Audiovisual e Sonoro
- Teoria e Pesquisa
- Centros de Memória Digital
- Formação Profissional
- Soluções Tecnológicas
- Políticas de Preservação Digital
- Periódicos Digitais
- Preservação de BigData
Atualmente, os Parceiros Integrais da Rede Cariniana são:
- Universidade Federal da Paraíba - UFPB
- Universidade de Campinas - UNICAMP
- Universidade de São Paulo - USP
- Universidade de Brasília - UNB
- Universidade Federal do Goiás - UFG
- Universidade Federal da Bahia - UFBA
- Universidade Estadual do Maranhão - UEMA
- Universidade Federal de Santa Maria - UFSM
- Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN