Weby shortcut
Sistema de bibliotecas
Link Facebook
noticia bdtd

Biblioteca de Teses e Dissertações está em processo de migração para o Repositório Institucional

Em meados do ano passado a antiga Biblioteca de Teses e Dissertações (BDTD) da UFG tornou-se inacessível. Todo o banco de teses e dissertações, que se encontrava no sistema TEDE, tornou-se inacessível devido a uma vulnerabilidade no sistema, ocasionada por problemas técnicos de software. Isso, porém, não danificou os arquivos já depositados no TEDE.

Como a UFG tem o Repositório Institucional (RI/UFG) e um dos objetivos deste é disseminar teses e dissertações, optou-se por fazer a migração do TEDE para o software DSpace (utilizado atualmente na gestão de repositórios digitais).

Sendo assim, o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia - IBICT, instituição que desenvolveu o sistema TEDE, foi o principal colaborador desta atividade, já que não oferece mais suporte ao sistema e recomenda a migração para o próprio repositório institucional da instituição, quando ocorrem problemas técnicos e que inviabilizam o TEDE.

A migração dos mais de 2mil documentos depositados que estavam no TEDE ocorreu aos dias 13 e 14 de março deste ano. Estes arquivos não estão visíveis prontamente porque ainda é necessário fazer uma verificação dos itens e depositá-los (tornar de acesso público).

Juntamente com esta atividade, outras, de grande importância também foram realizadas, sendo elas:

  • Adaptação dos metadados utilizados para melhor descrever documentos de teses e dissertações;
  • Inserção dos metadados recomendados pelas diretrizes OpenAIRE 2.0 e DRIVER 2.0;
  • Personalização da etapa de descrição dos itens (submissão) de forma geral, que, na versão 3.2 do DSpace, tem problemas de tradução.
  • Habilitação do Harvesting (coleta) - recurso que coleta registros e informações do repositório institucional e dissemina para outros diretórios, repositórios.

Sendo assim, o Repositório Institucional integrará todas as Teses e Dissertações Eletrônicas (TDEs) que estavam depositadas no antigo TEDE e também das futuras TDEs. No site do RI/UFG, cada Comunidade (departamento) terá uma Sub-comunidade para o(s) Programa(s) de Pós-Graduação existentes naquele departamento e, assim os documentos de mestrado e doutorado.

Esperamos que este ano todo processo de migração das TDEs que estavam no TEDE para o RI seja possível. Para mais informações, envie e-mail para gidi.bc.ufg@gmail.com ou ligue para 62 3521-1183.

Fonte : GIDI

Categorias : tede Teses Dissertações bdtd dspace repositório institucional biblioteca de teses e dissertações

Listar Todas Voltar